Água tratada e assistência social chegam a Serrano do Maranhão e Bacuri
Com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais, as SSAAs entregues em Serrano do Maranhão nos povoados de Olho D’Água, Paxibal, Mariano dos Campos, Santo Antônio, Boa Esperança II, e o povoado de Pedreira, no município de Bacuri, beneficiam aproximadamente duas mil pessoas. As cidades de Serrano do Maranhão e Bacuri foram beneficiadas com entregas do Governo do Estado para melhoria da qualidade de vida da população. As inaugurações aconteceram nessa quinta-feira (16) e reúnem Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Serrano foi contemplada com seis SSAAs. O quilombola Valetim Amaro, de 80 anos, conta o que mudou. “Vivo aqui há mais de 20 anos e já caminhei muito atrás de água pra beber e tomar banho. Eu tomava banho no pé da juçareira pra ela não morrer e mesmo assim morreram muitas. Tiveram dias que a gente dormia até sem tomar banho, era um sofrimento enorme”, disse. A quilombola Cecilia Fátima disse que por muitos dias não havia água para beber. “Antes de ontem a vizinha que me deu uma garrafa de água pra eu passar café. A gente caminha muito atrás de água, nas cacimbas, tirando água dos poços que ficam longe daqui, carregando no balde pra poder termos água em casa. Agora com a água na torneira da nossa casa a nossa realidade vai mudar”, comemorou. “É gratificante entregar a uma comunidade que existe há mais de 200 anos um sistema de abastecimento de água que vai dar fim a um sofrimento que impede que as pessoas tenham o mínimo de dignidade e qualidade de vida, que é a falta de água encanada”, afirmou o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, durante a inauguração. “Essa é a proposta do Governo do Maranhão, um olhar especial para as pessoas que sempre passaram despercebidas por outras gestões”, acrescentou Evangelista. Assistência social As cidades Serrano e Bacuri foram beneficiadas com um CRAS, cada uma. Em Serrano do Maranhão, o coordenador do CRAS, Cláudio Lisboa agradeceu ao Governo do Estado pelo equipamento que irá melhorar os serviços de assistência social na comunidade. “A gente não tinha espaço no antigo CRAS para realizar as nossas atividades. Atendemos 280 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e gestantes e precisávamos de pelo menos um bom local para executar os nossos atendimentos. Agradecemos ao governador Flávio Dino pela oportunidade”, disse. Estiveram presentes nas inaugurações o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o secretário de Igualdade Racial, Jerson Pinheiro; o prefeito de Serrano do Maranhão, Johnson Medeiro; o prefeito de Bacuri, Washington Luís; além de vereadores, secretários municipais e população local. Investimentos Com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais, as SSAAs entregues em Serrano do Maranhão nos povoados de Olho D’Água, Paxibal, Mariano dos Campos, Santo Antônio, Boa Esperança II, e o povoado de Pedreira, no município de Bacuri, beneficiam aproximadamente duas mil pessoas. O Governo do Maranhão também já entregou 115 dos 159 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), contemplando dezenas de municípios no estado. A instalação dos CRAS nos municípios maranhenses contribui para a boa execução de programas sociais federais, como o Bolsa Família, e estaduais, a exemplo do Bolsa Escola, que auxilia estudantes de escolas pública na compra de materiais escolares.