Política

Serrano é contemplado com kits musicais para incentivar a formação musical de jovens

Durante evento realizado na tarde desta quinta-feira (27), no Palácio Henrique de la Rocque na capital São Luís, o município de Serrano do Maranhão foi um dos municípios contemplados com kits de instrumentos musicais visando a formação musical em crianças e jovens do município.

Na solenidade de entrega dos kits o prefeito Jonhson Medeiro Rodrigues (Maguila), esteve presente representando o município de Serrano do Maranhão. Foram disponibilizados 740 instrumentos, como parte do programa Maranhão Musical, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Para o governador Flávio Dino, o programa garante um direito básico previsto pela Constituição: o de acesso aos bens culturais, além de tornar a escola num ambiente mais atrativo para os estudantes. O impacto dessa iniciativa, além de assegurar formação musical aos alunos, é a diminuição da evasão escolar.

“Entendemos a educação como um processo amplo, que abrange a estrutura física, mas também abrange atividades e funções que são importantes para motivar o acesso e permanência dos jovens na escola. Sabemos que o Brasil ainda tem um índice grande de evasão escolar, no Maranhão esses indicadores declinaram e ficaremos permanentemente melhorando a infraestrutura e o cardápio de atividades que sejam capazes de tornar a escola atrativa e motivadora”, defendeu o governador.

O prefeito Maguila lembrou que as coisas não acontecem por acaso. “É preciso criar caminhos, identificar rotas e construir políticas arrojadas”, disse. “Meu propósito como prefeito é trabalhar e não pretendo fazer isso de forma isolada, mas com parcerias. “A cultura e a educação são irmãs gêmeas”, afirmou, lembrando que um trabalho como esse que vem sendo executado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), contribui para tirar as crianças do caminho das drogas. Muito emocionado, o prefeito recordou sua infância, e as dificuldades enfrentadas para conseguir um instrumento musical, para o prefeito esse é um momento de realização, e poder fazer parte desse processo lhe da a sensação do dever cumprido e a convicção de que sua gestão juntamente com o governo do Estado estão no caminho certo. 

O Maranhão Musical oferece ainda cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, relatou que programa tem tido grandes resultados, com a democratização do acesso ao ensino de música e fomentando a criação de escolas de música.

“Com estes 20 kits chegamos a terceira etapa de entregas do programa e os benefícios são grandes. Estamos dando aos estudantes novas oportunidades, ocupação e formação. O programa seguirá em 2019”, adiantou Diego Galdino.

E quem atesta o programa é quem já conhece o poder transformador da música. Há dois anos na escola de música do Colégio Militar Diomedes Pereira, de São José de Ribamar, a estudante Cryslene Aguiar reconhece o valor que a música tem. “Nesse tempo meu desempenho melhorou bastante, principalmente em matemática, acho que toda cidade deveria ter escola de música”, declarou Cryslene, aluna de Trompete.

Cada kit de instrumentos musicais contém três trompetes, três trombones de vara, um Bombardino, uma tuba, três Bombo Marching, três pares de pratos, três caixas tenor, 20 estantes para partituras.

O projeto vem sendo implementado desde o ano passado quando foram entregues kits de instrumentos musicais a 22 municípios atendidos por meio de convênio com o Ministério da Cultura e mais 30 municípios por meio de recursos estaduais.

Na tarde desta quinta-feira (27), foram contemplados os municípios de Serrano do Maranhão, São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Caxias, Turiaçu, Pedreiras, Alto Parnaíba, Colinas, Davinópolis, Itapecuru, Morros, Palmeirândia, Penalva, Primeira Cruz, São Luís Gonzaga e Santa Rita.

Mais em Política


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!