Educação

Centro de Ensino Fundamental Raimundo Rodrigues ganha a maior e mais completa reforma de sua história

A Prefeitura de Serrano do Maranhão, irá inaugurar nos próximos dias a maior e mais ampla reforma de uma das instituição de ensino mais tradicionais de Serrano, trata-se do Centro de Ensino Fundamental Raimundo Rodrigues, o qual fica localizado no centro da cidade. Na última sexta-feira (15), uma equipe do município, composta por secretários, coordenação, chefe de gabinete, cerimonial e guarda municipal estiveram acompanhando os últimos retoques da obra que chegou em sua fase final.

São centenas de alunos do primeiro ao quinto ano, bem como uma negociação já em curso para aproveitamento das novas instalações para funcionar o IEMA Vocacional, com as melhorias os alunos terão a oportunidade de estudar em um ambiente escolar com instalações modernas e totalmente adequadas às suas necessidades, atendendo os turnos matutino e vespertino, bem como servidores que poderão desenvolver suas atividades de forma adequada e motivada, diante da reforma e da valorização do patrimônio público por parte da Prefeitura, elevando inclusive a autoestima de toda a comunidade.

Os alunos do ensino médio que antes estudavam na Escola serão migrados para o Castro Alves também na sede do município. 

A reforma contemplou toda a estrutura da escola, modificando e ampliando banheiros, diretoria, salas para melhorar a questão da ventilação, cozinha e refeitório, fachada, além de retelhamento, piso, paredes, revestimentos, todo o sistema hidráulico e elétrico (LED), deixando adequada para receber a instalação de ar condicionado. Além de outras melhorias. 

O secretário municipal de Educação Carlos Pinheiro, destacou a importância da reforma, bem como a preservação das instalações da instituição. O secretário ainda fez questão de lembrar de grandes nomes do município que ali estudaram, bem como dos ex e atuais diretores e servidores que contribuíram para que a escola se tornasse um ícone do município, uma vez que é a mais tradicional de Serrano.

“É mais uma escola que será entregue para a comunidade serranense totalmente reformada. Temos três em construção, sendo uma na sede do município e mais duas nos povoados de Portinho e Paxibal, ambas com recursos próprios do município. Para nós é motivo de orgulho e satisfação ver a gestão do prefeito Maguila comprometida, fazendo mudanças importantes na educação. Com a reforma, essa escola tradicional que atende centenas de estudantes passará a oferecer um ambiente melhor, e um ambiente de trabalho para os professores valorizando suas atividades, e de melhor aprendizagem para os alunos, só assim poderemos melhorar os indicadores da educação do nosso município”. Disse o secretário.

Pinheiro ainda lembrou de outras importantes reformas que o município realizou em 2018, como por exemplo o Centro de Ensino Fundamental Coronel Dô Carvalho a qual está localizada no Quilombo Soledade, destacou a reforma e ampliação de uma escola municipal no povoado Arapiranga, que será entregue na próxima sexta-feira (22), totalmente reformada e ampliada. 

Para o prefeito Maguila, ainda há muito por fazer, mais destacou que avanços e conquistas importantes vem sendo implementadas na sua gestão, o prefeito fez questão de destacar a importância do seu corpo técnico, bem como dos secretariados e dos servidores da educação nesse processo de melhoria das condições das escolas de Serrano.

O prefeito lembrou ainda das importantes parcerias junto ao governo do Estado, parceria essas que viabilizaram importantes obras pro município, tais como o programa "Escola Digna", já em atividade com três novas escolas substituindo Escolas de taipa por alvenaria, e Cozinha Comunitária, cujo termo de adesão foi assinado recentemente pelo prefeito e em breve entrará em operação.

“Serrano ficou muito tempo sem reformar e construir novas escolas, deixando várias em situação lastimável. Para melhorar a educação, precisa-se de professor incentivado, capacitado, aluno motivado, com merenda escolar, além de recursos financeiro. Estamos investindo para que tenhamos alimentos de qualidade e sem faltar nas escolas, que, assim como a presença de uma boa infraestrutura, cooperam para o bom desempenho dos alunos.

A educação é uma prioridade em nosso governo, prova disso é que estamos construindo com toda a dificuldade em razão da escassez de recursos, três novas e modernas Escolas no município, além da sede, duas estão em fase avançado de construção nos povoados de Portinho e Paxibal, o que representa um marco histórico pra uma gestão de Serrano, visto que nessas localidades nunca antes um prefeito de Serrano construiu qualquer Escola.

Durante a nossa gestão os recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), tem sido rigorosamente aplicado para pagamento de salários dos profissionais da educação e da melhorias nas instalações das escolas. São prioridades do governo: saúde, educação, infraestrutura e abastecimento de água. Entregar escolas é uma alegria, e nosso desejo é reformar todas do município, sabemos que é importante para melhorar os índices da educação”, declarou o prefeito.

Para Ângela Maria Cardozo, coordenadora geral pedagógica, a reforma e melhoria das instalações da Escola será muito importante para a educação do município, em especial para os alunos, professores, direção e comunidade em geral, pois na sua visão todos serão beneficiados. Ainda segundo Cardozo, um ambiente adequado melhora consideravelmente a aprendizagem dos alunos, além de manter os funcionários motivados. 

Na visão de José Ilson Ramos Pereira, chefe de cerimonial do município, o momento é de muita alegria e entusiasmo, pois aos pouco a gestão municipal vem colocando em prática parte de suas promessas de campanha em 2016. Ainda segundo o chefe do cerimonial do município, toda e qualquer ação de melhoria na educação é de ser comemorada e difundida por toda a comunidade, haja vista sua importância para o desenvolvimento dos alunos e melhoria nos índices da educação do município.  

"O prefeito Maguila está de parabéns, e não digo isso apenas por fazer parte da gestão, mais principalmente por reconhecer seu empenho em buscar melhoria para Serrano em todos os setores, em especial na educação, sabemos das dificuldades, mais o que comprovamos é um gestor dedicado e preocupado em cada dia melhorar a vida de sua população", disse o cerimonialista. 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!