Educação

Alegria e emoção tomam conta da inaugura de reforma escolar em Arapiranga

ARAPIRANGA – Quem esteve presente na última sexta-feira (22), no povoado Arapiranga o qual pertence ao município de Serrano do Maranhão, certamente não se arrependeu do que viu, pois trata-se da primeira ampla e completa reforma do Centro de Ensino Fundamental São José localizado no povoado Arapiranga desde sua construção a mais de vinte anos, ainda quando o povoado pertencia ao município de Cururupu. A reforma contemplou toda a estrutura do prédio, bem como iluminação em LED, banheiros, cozinhas (toda equipada), pisos, forro, ventilação entre outras. 

O que se viu durante toda a cerimonia foi um misto de alegria, emoção e a sensação de dever cumprido por parte da comunidade e da gestão municipal, era evidente no rosto de cada pessoa envolvida, em especial aos alunos e professores, a felicidade por receber do município uma escola praticamente nova, pois a reforma contemplou todos os espaço da instituição de ensino, que finalmente após décadas, ganhou a atenção que merecia por parte da prefeitura de Serrano e da Secretaria de Educação. 

Como prova de agradecimento a comunidade local apresentou uma das manifestações culturais mais importante do povoado – o tambor de crioula. [ Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração], não poderia ter escolhido algo melhor para agradecer ao feito inédito no povoado, pois o tambor de crioula representa uma tradição na região, e é marcada por simbolismo e muita fé, além da alegria, que aliás foi um capítulo à parte.

Mais isso não foi tudo, a comunidade escolar, apresentou o bloco da escola, formado pelos estudantes que emocionou todos presentes, pela simplicidade e seriedade, mais sobre tudo, pela alegria e gratidão perante à reforma e adequação da escola. Outro momento marcante foi a participação da Banda Marcial Liberalino Miranda do município de Cururupu, que formadas por jovens estudantes, completou o ambiente de moção ao tocar o Hino do município e encheu de alegria a  tarde / noite de todos que ali estavam presentes.

“Melhorou bastante para todos nós porque na antiga escola, quando chovia, molhava praticamente tudo. Agora, a gente tem mais espaço, cadeiras novas, livros, uma estrutura ótima que até nos incentiva a continuar nossos estudos. Queremos agradecer a todos por essa conquista, em especial ao prefeito Maguila”, comentou uma aluna do ensino fundamental que estuda na escola Centro de Ensino Fundamental São José.

O ICURURUPU esteve presente durante toda a cerimonia e pode constatar o quanto a comunidade ficou feliz com a revitalização da escola do povoado. Tivemos também a oportunidade de acompanhar os trabalhos da equipe de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura do município, a qual esteve empenhada em trocar as lâmpadas queimadas dos postes, dando mais segurança e trafegabilidade aos moradores, que agora podem contar com uma escola de qualidade, ruas iluminadas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que se encontra em fase de conclusão e que vai beneficiar centenas de pessoas na região. 

Abrindo a cerimônia, a diretora geral da escola, professora Elesandra Silva, visivelmente emocionada, enalteceu as obras de reforma da escola, destacando o empenho da gestão do prefeito Maguila, destacando o olhar diferenciado da administração, que tem feito investimentos importantes na área de educação. Segundo a diretora, a questão não foi apenas reformar, mais sim o que isso representa daqui pra frente na vida dos alunos que estudam na instituição, pois na visão da diretora, uma escola de qualidade cativa a aprendizagem e reduz a repetência bem como a evasão. Elesandra fez questão de destacar que nove jovens da Escola foram aprovados para o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Cururupu, na opinião da gestora isso representa uma motivação aos demais colegas, e a certeza de que a escola e toda a comunidade escolar estão no caminho certo e cumprindo seu papal.

Por derradeiro, Elisandra agradeceu o prefeito Maguila e o secretário de Educação do município, por mais essa realização, que na sua visão não será isolado para Arapiranga, mais sim para toda a educação de Serrano do Maranhão, e ainda cobrou melhorias contínua. 

“Pensei que iria morrer e não participaria desse momento. É um sonho realizado”, disse um morador antigo da comunidade.

Ao utilizar a palavra, o prefeito Maguila parabenizou a comunidade pela luta empreendida ao longo dos anos e pela esperança mantida até a presente data. Maguila também agradeceu o empenho de toda equipe da Secretaria Municipal que trabalhou na elaboração do projeto. “Agradecemos, inicialmente, a Deus por mais essa vitória e a todos que se empenharam na concretização desse sonho. Estamos entregando mais uma escola totalmente reformada e ampliada no município de Serrano, garantindo mais dignidade e respeito para a população da zona rural. Essa é mais uma de várias escolas reformadas e construídas na minha gestão, e o trabalho continua”, enfatizou.

O prefeito ainda destacou as Escolas entregue em 2018 no município, através de uma parceria com o governo do Estado, por meio do programa “Escola Digna”, e fez questão de destacar as construção das escolas da sede do município, bem como de Paxibal e Portinho, todas com recursos próprios do município, e ambas em fase de acabamento. Outro dado importante na educação do município é a auto suficiência no transporte escolar, pois o município comprou 4 novos ônibus, dando mais dignidade e conforto aos alunos, e por fim, o prefeito destacou a aplicação do reajuste constitucional para os professores. 

Um outro fato chamou bastante atenção e demonstra claramente a forma como o prefeito Maguila conduz sua gestão, pois estava presente na cerimonia o vereador da base de oposição ao governo, Wilton Abreu de Abreu, aliás, o vereador foi convidado pela organização do evento a compor seu discurso, onde aproveitou para cobrar melhorias para o município como um todo, e fez questão de pontuar a importante conquista para a população de Arapiranga, Abreu disse que acompanha a comunidade, e momento como este são importantes, pois decorre em muitos casos das cobranças dos vereadores, e da sensibilidade do gestor em ouvir e executar. Por fim, o vereador disse que irá continuar apoiando tudo aquilo que for bom para o município, e criticar aquilo que considerar danoso, pois segundo ele, foi para isso que foi eleito, e não para fazer politicagem. 

Por sua vez, o vereador Neilson Castelhano, atual presidente da Câmara dos Vereadores de Serrano do Maranhão, fez um discurso enfático em nome da gestão municipal, sobre tudo nas realizações que a gestão vem conseguindo até este momento. Neilson, que é da base do prefeito Maguila fez questão de destacar as dificuldades financeira do município, mais principalmente, enalteceu os sucessos que o prefeito Maguila e toda sua equipe vem ostentando frente às dificuldades. Para o vereador, as dificuldades são enormes, mais a dedicação e a força de vontade, bem como a união de todos em prol dos objetivos, tem trazido bons resultados a cada dia, e se tornando uma realidade. O vereador destacou ainda o feito inédito na construção da Escola do povoado de Portinho, nunca antes feito por um prefeito de Serrano, que agora começa a ganhar contorno de realidade com o prefeito Maguila. 

O secretário de educação Carlos Pinheiro, ressaltou a alegria e importância de estar entregando as novas instalações à comunidade escolar e o impacto que as salas de aula amplas e confortáveis irão causar no desempenho escolar dos alunos. O secretário fez questão de agradecer nominalmente todos os professores da instituição, e destacou a importância do trabalho de cada um não apenas no ensino-aprendizagem, mais também na formação de cidadãos comprometidos com a coisa pública e na preservação do ambiente escolar, na visão do secretário, todos terão a responsabilidade de manter daqui pra frente a escola em condições adequada, e que isso não cabe somente ao executivo, mais principalmente a cada pessoa da comunidade, e claro, pelo alunos. 

O vice-prefeito, Ribamar Almeida, exaltou a capacidade administrativa do prefeito Maguila, colocando o município de Serrano no rumo do desenvolvimento educacional na região. Fez também um apelo aos alunos para que os mesmos a partir de agora preservem o patrimônio escolar após a reforma para que o ensino continue em permanente evolução, e pediu a reforma da unidade de ensino de Portinho, que leva o nome do seu pai. 

O evento ainda contou com as presenças de diversas autoridades e lideranças do município e da região, tais como Ozelia Soares, primeira dama do município, Antônio Pires Sobrinho (Tutuca), o procurador do município Dr. Fábio, coordenação geral de educação, os diversos secretários do município, entre os quais meio ambiente, agricultura entre outros, bem como a presença massiva da comunidade, que fizeram questão de acompanhar desde dos preparatórios até o fim do evento. 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!