Saúde

Com o tema "Democracia e Saúde" a Prefeitura de Serrano realiza a VIII Conferência Municipal de Saúde

SERRANO MA - Acontece nesta sexta-feira (17), em Serrano do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde a VIII conferência municipal de saúde, cujo tema principal desta edição é "Democracia e Saúde". O evento acontecerá no Centro de Ensino Fundamental Castro Alves, com início previsto pra as 07:30 da manhã com o credenciamento dos participantes. A Secretaria Municipal, através da secretária Jamily Bittencourt Soares convida toda a comunidade serranenses para se fazerem presentes.

Os serranenses poderão participar e dar opiniões em relação a saúde pública de Serrano do Maranhão. No local serão discutidos três principais temas, que são: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento do SUS. A Conferência será realizada com a atual gestão municipal, servidores e com toda a comunidade interessada no evento.

“Eu quero dizer que esse momento é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou a secretária.

Já o prefeito de Serrano do Maranhão, Maguila, listou os principais avanços da saúde durante sua gestão, a exemplo da reforma e reinauguração do hospital do município que estava abandonado a muitos anos, bem como as construções da Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Arapiranga e Portinho, que segundo o prefeito, muito em breve estarão à disposição da população. O prefeito também falou da importância no investimento da saúde municipal.

“Queremos aqui construir uma saúde melhor. Em prol de críticas construtivas, para que a gente consiga dar passos mais largos para poder minimizar o sofrimento de quem é usuário do SUS. Todo investimento que a gente faz na saúde, o que a gente está melhorando, é com um intuito só: o bem-estar da população”, disse o prefeito.

Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional. É na etapa municipal que serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos.