Educação

Prefeitura de Serrano inagura mais uma escola no município; desta vez no bairro da Pracinha

A cidade Serrano do Maranhão esteve em festa durante toda a última sexta-feira de maio (31), também o motivo não era pra mesmo, naquele dia era inaugurada a mais nova e moderna escola do município. Com a inauguração o prefeito Maguila entra pra uma galeria histórica, pois é o primeiro prefeito eleito por Serrano a construir uma escola na sede do município, pois todas as unidades de ensino existente atém então no município, foram construídas pelo governo do Estado ou ainda quando o município pertencia a Cururupu, ou seja, nenhum prefeito que antecedeu Maguila construir qualquer escola na sede do município.

Pra comunidade da Pracinha, local onde a Escola foi inaugurada, o significado na inauguração tem duplo significado, pois além de levar melhores condições de aprendizagem aos alunos, que antes precisavam percorrer vários quilômetros até a Escola próxima, significa também a devolução de uma unidade de ensino no bairro, pois as que existiam foram destruídas na gestão da ex-prefeita Donara, e finalmente foi construída na atual gestão.

 

A inauguração contou com a presença de diversas lideranças políticas e religiosas da região e do Estado, além de praticamente todos o secretariado do município entre as quais estavam presente o Deputado Estadual Hélio Soares, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, a secretária de educação de Cururupu, Gesicleide de Jesus Macedo Reis Fonseca, o ex- prefeito e Deputado Estadual por Cururupu, Wilson Carvalho, o presidente da Câmara de vereadores Neilson Quadros Castelhano, Edmilson Carneiro Filho (Neguinho da Juçara), ex-presidente da Câmara e vereador João Batista Reis Silva, Leocádio Rodrigues, o pré-candidato a prefeito em 2020, o vereador Walter Lima Pinto, entre outras dezenas de autoridades e lideranças dos mais diversos povoados do município, além é claro, da presença massiva da comunidade e dos funcionários que irão trabalhar na nova escola. 

O momento serviu também para que o prefeito Maguila fizesse uma espécie de prestação de conta de sua atuação diante do governo municipal, uma vez que ali estavam representantes de toda sociedade serranense. Um dos momentos mais importante do discurso do prefeito, Maguila aproveitou para agradecer a Deus e a toda sua equipe, em especial à secretaria de educação, na pessoa do secretário Carlos Pinheiro. Na oportunidade Maguila destacou a reforma de todas as escolas do município e da entrega já em seu governo de cinco novas Escolas, sendo quatro construída em parceria com o governo do Estado através do programa “Escola Digna”, e a do bairro da Pracinha, esta última 100% com recursos do município. O prefeito destacou ainda que nos próximos meses irá entregar as modernas escolas dos povoados Portinho e Paxibal, ambas em fase de acabamento, todas construídas e pensadas na sua gestão e com recursos próprios do município, sem qualquer parceria com nenhuma outra instância.

Vereador Walter Pinto, prefeito Maguila e o Deputado Hélio Soares / ICURURUPU

“Faço de tudo para que nesse governo não tenham chefes, mas lideranças”, disse Maguila, ao elogiar o empenho e a dedicação dos servidores municipais. Maguila informou que as obras do governo são feitas com qualidade e esmero porque “o povo merece”. Ele enfatizou ainda que a gestão tem compromisso com áreas importantes como a Educação, porque entende que professores e alunos precisam ter bons rendimentos e condições de trabalho.

“Estamos governando com planejamento”, declarou o prefeito, que se mostrou otimista com o futuro do município, apesar da crise econômica que o país enfrenta. Para ele, a construção de novas obras e reformas no município deu oportunidades de trabalho para quem está desempregado, e que isso é fundamental pra o desenvolvimento econômico da região, uma vez que o município não pode absolver todos os desempregados em sua estrutura.

O secretário municipal de educação no uso das palavras aproveitou para agradecer o prefeito Maguila e toda sua equipe, entre elas o secretário fez questão de nominalmente agradecer os professores, os coordenadores, a coordenadora geral de educação do município, os pais dos alunos e todos os que direto ou indiretamente participam do processo, e destacou o companheiro de pasta Dudy, Pinheiro também observou que a prefeitura de Serrano não está preocupada apenas com a recuperação e construção de novas escolas, mas, sim, com o ensino. “Acredito que podemos ser um município modelo em qualidade”, afirmou o secretário, dirigindo-se aos professores e todo corpo de pessoal da educação.

Ela fez um agradecimento especial ao prefeito Maguila, pela atenção que ele dá ao trabalho da Secretaria de Educação. “Ele (o prefeito) se preocupa com cada ação da Semed e participa das decisões”, afirmou Pinheiro, em seu breve discurso de agradecimento.

Também em um rápido discurso, o presidente da Câmara de Vereadores de Serrano, Neilson Quadros Castelhano, fez elogios ao trabalho dos servidores da Educação. “Tenho certeza que a Semed assumiu o papel de protagonista”, disse ele, ao falar sobre a revitalização das escolas do município e a construção de novas unidades de ensino.

O Deputado Estadual Hélio Soares destacou sua emoção em reencontrar “velhos amigos” no evento, natural da baixada maranhense, Hélio é um deputado que conhece muito bem a região e as necessidades dos municípios. O Deputado se colocou à disposição da gestão municipal para que possam contar com seu apoio naquilo que for possível, destacou ainda sua amizade com o prefeito Maguila e o trabalho do prefeito, que na visão do Deputado é certamente um dos principais destaque na região. Soares se disse muito feliz em fazer parte desse momento histórico no município, pois na visão do Deputado, mesmo estando em dificuldade financeira, a exemplo dos demais município do Brasil, o prefeito Maguila vem se destacando com um dos melhores gestores da região.

Secretário de Educação Carlos Pinheiro discursa na inauguração / ICURURUPU

Para fechar com “chave de ouro” a solenidade, o prefeito Maguila aproveitou o momento para entregar à secretaria municipal de assistência social um veículo Gol zero km, o carro vai ajudar na realização das mais diversas atividades do órgão municipal, e desta forma levar direitos e cidadania a mais povoados do município. Para o prefeito a entrega do veículo faz parte de uma estratégia do município e levar melhorias a todos os cidadãos serranenses.

MOMENTO CULTURAL

O momento cultural começou ainda na quinta-feira (30), na oportunidade a prefeitura, através da coordenação de esporte e da secretaria municipal de cultura realizou o torneio de futebol masculino e feminino, cuja final foi no dia 31, manhã e tarde e os vencedores foram premiados com troféus, medalhas e R$ 2.000,00 (Dois mil reais), em dinheiro, considerando o valor total para os times femininos e masculinos. O prefeito Maguila, que participou da premiação informou que ainda em 2019 será finalizado o planejamento para realização do campeonato municipal de Serrano, competição que deverá envolver os principais times amodores do município, de forma descentralizada, a ideia é que os duelos sejam regionalizados e desta forma facilitando a logística e envolvendo o maior numero possível de times e torcedores, cuja final será na sede do município.

Prefeito Maguila entrega troféu ao time da Pracinha campeão do torneio do município (Foto: ICURURUPU)

A solenidade de inauguração contou com as mais diversas manifestações culturais do município. Cultura tradicional como o tambor de crioula foi uma das principais atrações, e como sempre deu um show a parte, envolvendo toda a comunidade. Outro momento de muita emoção foi a apresentação da Banda Marcial de Mirinzal, além de várias outras atrações culturais, como por exemplo o zumba, entre outras apresentações culturais locais.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!