Agricultura

Prefeito Maguila participa de solenidade onde o município de Serrano é contemplado com motoniveladoras

SÃO LUÍS – O prefeito Maguila, de Serrano do Maranhão, município esse que faz parte das rotas quilombolas, participou de uma importante solenidade na presença de diversas autoridades, entre as quais o Governador Flávio Dino. Na oportunidade, o município foi um dos municípios contemplados com um importante instrumento que vai ajudar na melhorias das estradas vicinais das comunidades das rotas quilombolas.

O governador Flávio Dino entregou novas e modernas máquinas motoniveladoras, contemplando 10 cidades. A solenidade teve presença de prefeitos e secretários de Estado. Um total de 127 municípios já receberam o maquinário, como parte das ações do programa estadual “Caminhos da Produção”.

As motoniveladoras servirão como suporte para as demandas das prefeituras, no que se refere ao melhoramento de estradas vicinais, além de contribuir para o escoamento da produção dos pequenos produtores em cada região. O governo entregou seis máquinas nesta etapa, sendo cinco para as cidades de Lajeado Novo, Capinzal do Norte, Feira Nova do Maranhão, Governador Edson Lobão e Santa Luzia e uma para as cidades da Rota Quilombola Rio das Almas – Codó, Icatu, Itapecuru, Peritoró e Serrano do Maranhão, que se revezarão na utilização do maquinário, Serrano do Maranhão foi escolhido como o primeiro município entre aqueles que fazem parte da Rota Quilombola a receber o maquinário.

Governador entregou motoniveladoras. (Foto: Karlos Geromy).

“O programa Caminhos da Produção é mais um que o Governo desenvolve em parceria com as prefeituras e se destaca por apoiar a melhoria da infraestrutura dos municípios, no que se refere às estradas vicinais e vias urbanas. Com essa ação, garantimos acesso a vários municípios, garantindo a ajuda do Estado na melhoria da infraestrutura das cidades do Maranhão”, enfatizou o governador Flávio Dino. O Governo do Estado já investiu R$ 73 milhões no programa.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, avaliou que “essa ação representa, de forma concreta, a característica municipalista da gestão Flávio Dino, com a entrega dessas máquinas que serão amplamente utilizadas e contribuindo para favorecer a melhor qualidade da produção e de vida ao cidadão, somando para as que as cidades possam avançar cada vez mais”.

Nas cidades da Rota Quilombola, as motoniveladoras serão utilizadas para melhorar o acesso às comunidades quilombolas, limpeza de vias e na preparação dos campos produtivos que são implantados pela gestão estadual. O revezamento será feito entre as cinco cidades da rota, iniciando por Serrano do Maranhão, que possui a maior concentração de quilombos do Estado e é a sede das ações da rota Rio das Almas.

“Esse benefício irá somar na melhoria das condições de infraestrutura e produção destas comunidades e o Governo do Estado se consolida na gestão parceira com as prefeituras. Dessa forma, Estado, Município e sociedade civil se unem para que essas regiões tenham melhores condições”, reforça o secretário de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, que coordena ações do programa Rota Quilombola.

Para o prefeito Maguila, esse é um momento muito importante para o município, em especial para as comunidades quilombolas, que na visão do prefeito sempre foram esquecidas por gestões anteriores. Ainda segundo Maguila, ações dessa natureza só tem a trazer benefício para o município e pra todas as comunidades, pois vai refletir na produção, e economia, e principalmente, na qualidade de vida dos serranenses. Maguila destacou ainda que não tem medido esforços juntamente com o governo do Estado e demais parceiros, para levar melhoria para o município.

“Estamos trabalhando! Mais uma conquista! Uma máquina motoniveladora para o município de Serrano. É a conquista que os produtores e moradores da zona rural esperavam. Um investimento importante para a manutenção de estradas. Fundamental para o desenvolvimento da cidade”, comentou o prefeito Maguila.

É importante ressaltar que, desde 2017, o programa Caminhos da Produção, coordenado pela Sinfra, beneficiou mais de 127 cidades. Consiste na doação de motoniveladoras, do Governo aos municípios onde o principal trajeto são estradas da zona rural – as vicinais.